Hoje vamos voltar aos anos 80
e 90 a bordo da SETUSA. Quem não se lembra da SETUSA?Quem vinha a João Pessoa e
não via esta empresa, era por que não saia de casa ou então tinha problemas
visuais. As cores da empresa eram nas cores da bandeira do estado e tinha uma
frase em seus ônibus: Decisão de governo, patrimônio do povo.
A SETUSA (Serviço Estadual de
Transporte Urbano S/A) foi criada pelo então governador, Tarcísio de Miranda
Burity no final da década de 80. Burity era um homem público arrojado e bem à frente
do seu tempo. Foi duas vezes governador do estado entre 1979-1983 e de 1987-
1991. Foi ele quem construiu o famoso ESPAÇO CULTURAL, MERCADO DE ARTESANATO DE
TAMBAÚ, TERMINAL RODOVIÁRIO DE JOÃO PESSOA, RODOVIA COSTA DO SOL (ligando todo
o litoral do estado, apenas a metade está pronta) e os bairros de MANGABEIRA,
JOSÉ AMÉRICO, GEISEL, VALENTINA DE FIGUEIREDO dentre outras obras. Voltando a
SETUSA, sua estrutura e serviço, foram Copiados das empresas de transportes
coletivos da Europa e da CMTC de São Paulo e daí por diante, o governador
instalou o serviço estatal de transporte urbano para o povo pessoense que no
início era de primeiro mundo: ônibus limpos, seguros e bem cuidados.
No início da empresa, foram
adquiridos 40 ônibus 0 km dos modelos: MERCEDES-BENZ MONOBLOCO 0371 U e
MERCEDES-BENZ MONOBLOCO 0365. As linhas da SETUSA eram as mais rentáveis e
valiosas da época, compreendiam as linhas 1500 CIRCULAR, 5100 CIRCULAR e 3200
também linha circular. Todas essas linhas, praticamente passavam por toda à
cidade. Nesse período até sua desativação, uma raridade acontecia na SETUSA:
todos os estudantes da rede pública fardados tinham direito a passe livre na
empresa.
Em 1990 teve campanha para
governador (muito acirrada por sinal) e então, o candidato Ronaldo Cunha Lima
do PMDB derrota o prefeito licenciado de João Pessoa Wilson Braga, forte
candidato com bastante popularidade na capital no período. Ronaldo Cunha Lima
chega ao poder com varias promessas (como sempre, como todo político) de
melhorar a vida do paraibano. A partir de 1991, começa a decadência e
sucateamento da SETUSA. A limpeza, a qualidade e a conservação dos veículos têm
visível queda, dando lugar a ônibus quebrados e sujos e o atraso em horários.
Em 1993, Ronaldo Cunha Lima toma umas doses de PITÚ, e dá três tiros de 38 em
Burity,quase o tirando a vida, por motivos políticos.Esses tiros além de
acertar o homem,também acertaram a SETUSA.
A partir desse episódio,
Ronaldo é afastado do governo e quem toma posse, é o vice-governador Cícero
Lucena (preso por corrupção em 2005) que piora ainda mais a situação da SETUSA,
colocando o seu irmão como presidente da empresa (raposa tomando conta de galinheiro).
Os ônibus, depois de um tempo, começaram a sofrer depedrações. Os usuários
viram que o serviço tinha piorado muito e que nada ia mudar, surgindo
assim um sentimento de revolta. Um dia arrancava-se o estofado da cadeira, no
outro arrancava uma cadeira, em seguida pichava-se... E o pior: Não se comprava
mais peças de reposição. Os consertos eram péssimos. Tiravam-se peças de um
ônibus para pôr em outro e daí foram se acabando.
No ano de 1994, mais uma vez
ano de eleições estaduais, o candidato da situação Antônio Mariz e seu vice
José Maranhão, derrotam a candidata Lúcia Braga fortalecendo Cícero Lucena,
para candidatar-se a prefeito de João Pessoa nas próximas eleições. O
governador Antônio Mariz morre em setembro de 1995, dando lugar a José Maranhão,
que mantém o irmão de Cícero na presidência SETUSA. Em 1996, ocorrem novas
eleições municipais tendo Cícero como candidato e Lúcia Braga como concorrente
em João Pessoa. O grupo político (Ronaldo Cunha Lima, Humberto Lucena, José
Maranhão e Cícero Lucena) sai vitorioso da campanha milionária, com muitos
gastos, como toda campanha eleitoral.
Coincidentemente, a
TRANSNACIONAL e o GRUPO A. CÂNDIDO financiaram a campanha de Cícero em
1996 e 2000 a prefeito da capital, e como recompensa, receberam concessões por
mais de 20 anos para explorar as linhas urbanas e a TRANSNACIONAL, recebeu a
jóia da coroa: A SETUSA e suas rentáveis linhas.
Ainda em 1996, o governador
José Maranhão dá início ao leilão do que restou da SETUSA: 36 latas velhas
caindo aos pedaços dentre os Monoblocos e um Caio Vitória, um Thamco e Torino
de segunda mão. Adivinhem quem ganhou o leilão? A TRANSNACIONAL
rsrsrsrrsrsrs... Na mesma hora os carros velhos foram substituídos por
novíssimos Marcopolo Torino GV, e acabava de uma vez,em um curto espaço
de tempo a nossa SETUSA.
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